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domingo, 17 de julho de 2011

Frota e Dados

Sendo o Brasil uma nação com uma população acima dos 190 milhões de habitantes, um número muito substancial está relacionado às bicicletas. Com uma frota estimada em 60 milhões, o que representa uma proporção de quase 1 bicicleta para cada 3 habitantes. Assim, elas estão por todo lado, não importando o gênero nem mesmo a idade do ciclista. Já quanto a quem usa essas bicicletas: 70% adultos e 30% infantil.
E este mercado está aquecido, pois segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a tendência é aumentar o número de bicicletas produzidas. Os dados da produção em 2010 são de 5.3 milhões de bicicletas produzidas e a projeção para 2011 é de 5.4 milhões de unidades.
Com esses dados podemos ver que o governo já notou que precisamos de medidas públicas para organizar a convivência de carros, motos, ônibus, caminhões e bicicletas no transito. O quadro abaixo demonstra o número de pessoas que circulam por hora num espaço de 3,5m de largura:


Medidas públicas vêm sendo discutidas pelo Ministério das Cidades: “Neste sentido, a Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob - tem desenvolvido o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Esta nova abordagem tem como centro das atenções o deslocamento das pessoas e não dos veículos...”
“...Ao desenvolver o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, a SeMob procura estimular os Governos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal a desenvolver e aprimorar ações que favoreçam o uso da bicicleta como modo de transporte, com mais segurança”.
Então como diz o ditado, “faça uma ciclovia que os ciclistas aparecem”, o poder público municipal deve se ater às medidas federais para facilitar a circulação de veículos não motores construindo ciclovias e ciclofaixas, e também realizar campanhas de incentivo ao uso do sistema de transporte coletivo e de respeito ao trânsito de veículos não motores.

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