Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Benefícios da atividade física para redução do estresse


O ser humano está exposto, a todo tempo, a estímulos que podem tirá-lo de sua homeostase (equilíbrio interno). A resposta a esses estímulos é conhecida como estresse.
O estresse gera no organismo humano uma série de modificações fisiológicas que levam a alterações físicas e emocionais. Dependendo do tempo de exposição ao fator estressante ou à habilidade que uma pessoa tem de lidar com o fator estressante, o grau de estresse pode ser maior ou menor.
De acordo com LIPP (2001), há quatro fases de estresse: a primeira delas é conhecida como fase de alerta; a segunda como fase de resistência; terceira, fase de quase-exaustão e a última fase é conhecida como fase de exaustão. Cada fase apresenta um grau de alterações físicas e emocionais.
O estresse em sua fase inicial pode até ser utilizado de maneira benéfica. No entanto se o tempo de exposição a ele é prolongado, o ser humano pode sofrer alterações emocionais e físicas que podem ser prejudiciais ao seu bem-estar.
Uma das formas conhecidas de combater o estresse e evitar que uma pessoa sofra alterações que a leve a graus mais altos de estresse é a prática de atividade física. Esta prática possibilita a liberação de substâncias benéficas ao organismo, favorecendo: diminuição da tensão física, melhoria do sistema imunológico, bem-estar, entre outros.
Consulte sempre um especialista, para saber quais as atividades físicas se adéquam à sua condição física.








Referências e indicações de leitura:


LIPP, M. N. e MALAGRIS, L.N. O stress emocional e seu tratamento. In: Bernard Range (org.). São Paulo: Artes Médicas, 2001.

http://www.estresse.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário